Então é Natal. E o que você fez? Hein?

Como contei recentemente, fiz minha primeira apresentação de stand-up. Foi há cerca de duas semanas. O texto foi sobre esse momento mágico, profundamente simbólico e altamente lucrativo do Natal. Não sou nenhum paladino adversário da data – é uma das poucas oportunidades que tenho para encontrar grande parte da família. Mas tenho minhas restrições, e fui o que trouxe ao texto. O material abaixo foi o que apresentei, e não o que escrevi originalmente. Cortei uma grande parte simplesmente porque estava chata e sem graça. Quem quiser vê-la pode assistir ao vídeo que coloquei no Youtube antes da apresentação, que a inclui mas não tem algumas piadas incluídas de última hora na apresentação, e perceber como ela não funciona. Talvez ficasse legal em uma esquete. De qualquer forma, desejo a todos um Feliz Natal, um Próspero Ano Novo (se pensar bem, você só usa a palavra próspero para essa situação durante o ano inteiro) e todas aquelas frases bonitas de fim de ano. Até 2011.

Então é Natal

Boa Noite a todos. Aliás, boa noite e Feliz Natal… se puderem. Eu falo isso porque eu não gosto de Natal. Nada no Natal. Não gosto. E tem alguns motivos. Eu sei, por exemplo, que é Natal porque tem a caixinha de Natal do meu condomínio. Desde 09 de novembro! Eu fui perguntar porque tão cedo, me explicaram que é porque é uma caixinha complementar, a oficial era só em dezembro mesmo. Ou seja, está criada oficialmente a caixinha 2 de Natal, fiquem à vontade para usar.

O principal motivo para meu ódio do Natal é a Simone. Ela é como se fosse um… Papai Noel do mal, sabe? Os dois só aparecem nessa época do ano, os dois têm um saco simbólico, um saco metafórico. Mas o Papai Noel traz presentes – a Simone traz… sofrimento. Dor… física, entende? Eu odeio a Simone primeiro porque foi por causa dela que eu parei de ir à Americanas. A Americanas era o paraíso das crianças na minha época. Porque não existia nenhuma loja tão fácil quanto a Americanas para roubar Batom. O chocolate. E eu nunca mais fui na Americanas por causa da Simone. Nunca mais… E a Simone, assim como o Papai Noel, ela está te vigiando. E ela te cobra! Ela não te deixa esquecer que então é Natal. E o que você fez? O QUE VOCÊ FEZ? O ano termina. E nasce outra vez. E o que você fez? É muita pressão! O Dunga, se ouvir essa música, surta. O Rubinho também.

E o interessante é que eu gostava do Natal quando era criança. E eu gostava porque, se você parar para pensar, o Natal era a época em que a sua mãe surtava. Ela surtava e ela te mandava fazer o oposto do resto do ano. Pensa bem: ela te levava no shopping. Ela te mandava sentar no colo de um estranho. Você contava detalhes da sua vida para ele. E no final você aceitava doces do estranho. Aí você cresce e começa a usar drogas e a culpa é de quem? Sua? Se você tem filho pequeno, lembre-se: o garoto que aceita bala do Papai Noel vai aceitar bala na rave, vai aceitar doce na boate. Você leva o seu filho para ver o Papai Noel no shopping? VOCÊ FINANCIA O TRÁFICO! É por sua causa que foi preciso o Exército para invadirem os morros do Rio! Tá satisfeito agora? É isso que você fez esse ano? É? E não mente que a Simone está vendo!

3 Comentários

Arquivado em Idéias para Stand Up

3 Respostas para “Então é Natal. E o que você fez? Hein?

  1. Vi o vídeo no Youtube e gostei. Começou compreensivelmente nervoso, às vezes a mudança de assuntos engasgou, mas o texto é bom, as tiradas são bem planejadas.

    A falta de público dificulta também, pois alguns trechos do texto dependem da reação das pessoas. Foi bastante corajoso postar o vídeo.

    • opinioso

      Valeu, fera. Devia ter gravado a do palco. Vou tentar gravar se houver uma próxima vez. Mas ainda tenho um longo caminho a melhorar. Abraços!

  2. Leonardo

    Muito bom mesmo!!!!! Sério!!!!! A cisma com a Simone foi sensacional!!!!

Deixe um comentário

