Marcelinho, o Opinioso, comenta: Bigodes

José Sarney passou por uma pequena operação para retirar um cisto benigno do lábio superior. Brigou, fez o que pode, para que não raspassem o bigode durante o pré-cirúrgico. Provavelmente atrapalhou um pouco os médicos, mas conseguiu atingir o objetivo. Na volta ao trabalho, comemorou a manutenção do dito cujo (o bigode, não o cisto).

Esse bigode não é só a marca pessoal do ex-presidente da República e atual chefe do Senado. Virou um símbolo do que há de problemático na política nacional. Parece década (ou século) passada, mas era 2009 quando Sarney resistiu bravamente a uma das piores crises pelas quais o Senado já passou. Ficou pendurado no cargo, mas com o apoio dos comparsas colegas, bem como do presidente Lula, sobreviveu e agora continua todo pimpão no mandato e no cargo.

No auge dessa crise, surgiu o blog Tirem o Bigode (http://www.tiremobigode.blogspot.com), um irreverente protesto na Internet. A proposta era simples – quem quisesse aderir, mandava uma foto mostrando um cultivado bigode. Todos só aparariam o adereço quando Sarney saísse. Como não saiu, o blog caiu em descrédito e sucumbiu em meados de setembro do ano passado.

É tudo muito simbólico. O bigodudo se manteve, mostrando a força do esquema, da união pelo interesse próprio, do fisiologismo e da busca pela eternização do poder. O povo protesta irreverente, mas desanima diante da ausência de resultados práticos e da parca publicidade das iniciativas. Às vésperas das eleições, as mesmas figuras (mensaleiros, anões, fazendeiros, donos de castelos) dão as caras e as cartas nos bastidores, garantindo que a renovação passe longe do Congresso Nacional. E a gente discute a vida sexual do Tiger Woods no Twitter.

Sarney disse que “fez o que pode para salvar o bigode”. Sempre fazem, senador. Sempre fazem.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em O Opinioso comenta

3 Respostas para “Marcelinho, o Opinioso, comenta: Bigodes

  1. irere

    Agora pensa a negada q vai desesperar quando a Lei da Ficha Limpa não passar

  2. Afinal o que ficou decidido sobre essa parada da Ficha Limpa?

    E o pior… se ela for/foi aprovada.. quem vai sobrar para ser candidato?

  3. Candidatos ficha limpa existem. Só que eles não tem rios de dinheiro para fazer campanha, então é mais difícil se elegerem.
    O próprio sistema eleitoral é falho nisso.

    Mas sobre o blog…
    Tenho sérias dúvidas sobre a efetividade de manifestação pela internet. Se o comprometimento do cara com uma boa política é dar um retwit, entar em uma comunidade ou mandar uma foto… bem, este é o legislativo que ele merece.

    entende onde quero chegar?
    O tempo não para e as ruas têm pressa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s