Feliz Aniversário

Tenho vergonha de muita coisa nessa vida, algumas justificáveis. Não sei tocar nenhum instrumento musical, por exemplo, apesar de ter feito aulas quando criança. Mas naquela época eu não tinha força de vontade nem para ver um desenho até o final, o que dirá passar anos entendendo o que é uma clave sol. Também me envergonho de ter ficado acima do peso por tanto tempo, para só agora começar a me cuidar. Tenho vergonha da minha solteirice crônica, que provavelmente está relacionada à minha despreocupação com a saúde. E tenho vergonha, acima de tudo, da minha idade.

Não é que eu me envergonhe de ser um cara novo. Não é isso. Só fico um pouco cansado das expressões de surpresa ao descobrirem a minha idade, dos comentário que sou obrigado a ouvir. Porque a primeira reação é de “nossa, com essa idade e você já é assim?” (e esse assim pode significar várias coisas), mas aos poucos a situação vai se invertendo, e minha idade vira desculpa para tudo. Eu discordo de alguma coisa? É por causa da minha falta de experiência, um dia eu vou aprender. Eu estou cansado após um dia corrido? Que absurdo, tão novo!

A cruel realidade é que, ao longo do tempo, eu fui adquirindo uma alma de velho. Não de mais velho, como se eu tivesse uns dois ou três anos a mais, e sim com se eu já tivesse chegado aos cinquenta e estivesse preparado para me aposentar. Sou ranzinza para algumas coisas, tenho gostos musicais em geral duvidosos e, acreditem, gosto bastante da minha solidão. Mas eu também, como bom velho, sinto falta da minha juventude perdida, de ter feito mais bobagem, de ter errado para aprender. Nesse ponto sim, sou inexperiente, porque tudo que aprendi aparentemente veio do equívoco alheio.

É por isso que, quando chega o meu aniversário (que foi ontem), eu não comemoro. Não faço questão de festinha com bolo, e fico constrangido ao receber os cumprimentos de alguém. Porque sempre tenho a sensação de que é mais um ano que se passou e eu não vivi, só sobrevivi. Que meu único mérito foi não ter morrido de fome, de sede ou de tédio. E que isso é minha obrigação, não uma grande vantagem que tenho. Quando chega meu aniversário, a única sensação que tenho é de que meu corpo passou por mais um ano, se aproximou cada vez mais da idade da minha alma de velho, mas eu continuo inexperiente como sempre.

6 Comentários

Arquivado em Crônicas do Opinioso

6 Respostas para “Feliz Aniversário

  1. Henrique Arantes

    Rapaz… parece que foi eu quem escreveu esse texto. Compartilhamos a mesma coisa.

  2. Eu sou da Turma

    Texto emocionante, me fez lembrar uma antiga canção:

    Feliz aniversário
    Que tudo seja azul
    Você é gente fina
    Bacana pra chuchu

  3. Marcelo (O Pai)

    Idade?…
    O que é o tempo?…
    E o que é envelhecer?…
    Experiência se adquire com o “passar do tempo” e com o “amadurecer” dos anos…
    Você é jovem, positivo (ainda que “ache que não”) e verdadeiramente sóbrio na sua exposição. Isso é uma característica e marca sua (muitos querem ter, mas não conseguem!).
    O que é preciso para comemorar sem sentir constrangido com os “parabéns” é rir do tempo que você construiu – pense no passado e veja quanta coisa fez e reflita sobre o seu futuro e analise o quanto você ainda tem por fazer para chegar aos cinquenta (estou a poucos meses de chegar a essa façanha). Quando chegar aos 50 aí sim você vai dizer, agora sei o que fiz na minha infância e na minha juventude e vai entender o quanto valeu ser você mesmo (sempre!), ainda “inexperiente” para muita coisa e “experiente” para dar os parabéns e dizer aos seus filhos “você são demais!”.

  4. Ana

    Marcelinho,

    Vc eh uma pessoa admirável! Como eu disse aquele dia, uma jóia rara! Para de se preocupar com o q jah passou… Se vc realmente axa q naum curtiu, entaum mude isso! Soh vc pode fazer isso por vc. Afinal de contas, como vc msm diz, vc ainda eh mto novo! 😉

    Bjinhos

    Ps: E qqer coisa, se vc quiser fazer bobagem, sempre tem o TUSCA, e o convite tah em pé! 😀

  5. Direto me pego pensando nas obrigatoriedades que a vida social nos impõe. Uma delas é a idade. Por que eu deveria me preocupar com o passar dos anos? Por que idade deve ser algo importante? Pra mim aniversarios e datas não significam nada realmente.

    Outra coisa que questiono a necessidade são os nomes, mas isso deixo pra discorrer uma outra hora.

  6. Só há uma coisa para dizer…

    “Tinha-se que viver – e vivia-se por hábito transformado em instinto”
    (George Orwell – 1984)

    XD

    Haha

    Hj eu passei o dia com a música que o “Eu sou da turma” escreveu…. A nova onda do Imperador é demais! =]

    Agora estou me perguntando quais nomes o Luis se questiona…. Hum….

    Já que você vive reclamando dessa sua falta de passado, e em grande parte culpa a nerdisse… Olha o livro que estou lendo, que em grande parte comprei porque lembrei de você:

    “Oscar vestia a camisa de nerd coo o Jedi usava o sabre de Luz e o Homem-Lente, a lente. Não passaria como um sujeito normal. Era um cara introvertido, que tremia nas bases durante a aula de ginástica, assistia a seriados britânicos como Doctor Who e Blake’s7, e usava um monte de palavras sofisticadas de nerd, tipo infatigável e ubíquo, quando conversava com caras que mal terminaram o ensino médio. Sua nerdeza adolescente detonava qualquer possibilidade de namorar. Enquanto todo mundo enfrentava a alegria e o terror das primeiras paqueras, dos primeiros encontros e dos primeiros beijos, Oscar se sentava no fundo da sala de aula, detrás do seu Escudo do Mestre, e via sua adolescência passar.”

    (A fantástica vida breve de Oscar Wao – Junot Díaz, vencedor do Pulitzer de Ficção de 2008)

    E sinceramente, não que eu considere tudo isso um defeito… Apenas uma forma diferente e não convencional de se viver… Eu também nunca fui muito a rainha da popularidade, e das loucuras bizarras…. Na verdade, creio que só uns 5% da população realmente segue o padrão convencional estipulado de adolescencia, e por algum acaso do destino, todo mundo se sente minoria… Sem falar que chega-se a uma questão muito conceitual, o que seria “aproveitar”???

    =*

Deixe um comentário

