Marcelinho, o Opinioso, comenta: Presidente boca suja

Meu, sifu.

Duas palavrinhas que ecoam desde ontem. Bastou o presidente da República soltá-las que a multidão veio abaixo. Uma expressão ofensiva, um verdadeiro insulto. Como se não bastasse, no mesmo discurso ele também se atreveu a falar em coisas como “diarréia braba”. Que absurdo é esse de nosso governante usar esse tipo de vocabulário?

Esse, meus caros, é o linguajar do povo, que as grandes massas nordestinas, pobres e burras entendem. É o tipo de palavra que pedreiro usa na rotina da obra, que circula pelos camelódromos das grandes capitais. Uma linguagem que não condiz com os padrões mínimos exigidos de léxico para o líder de um país tão importante como o Brasil. Expressões que só um ignorante demagógico e populista latino-americano de uma república de bananas utilizaria.

Particularmente, considero o parágrafo acima (obviamente fictício e em desacordo com as opiniões deste que vos fala) mais agressivo aos meus ouvidos do que as singelas expressões de Lula. O episódio para mim é a mais pura definição da expressão “tempestade em copo d’água”. Não me chateio em ver meu presidente se arriscar em um discurso com esse tipo de coisa. Ele é homem, brasileiro, sempre falou palavrões e sempre vai falar. Por que a surpresa?

Todos temos idiossincrasias de que homem público tem que ser sério. Não só íntegro, não só honesto, mas sério. Sisudo. Homem público usa terno preto, com gravata cinza, e não sorri jamais. Ele leva tudo a sério, com a circunspecção necessária ao exercício da função. E isso não é só para nossos políticos. Também pensamos que padres têm de ser sérios, professores têm de ser sérios. Quem ri demonstra uma fraqueza de caráter que não condiz com o cargo.

Rir não faz mal. Rir não mata. Gente normal ri, gente normal entende piada. Lula sempre é criticado por suas metáforas futebolísticas, pelas simplificações exageradas, pelo bom humor e otimismo exarcebados. No episódio em questão, ele tratava da crise como um paciente que visita um médico amigo, o qual poderia tanto optar por dar a ele uma esperança como por enterrar de vez pretensões de cura.

De fato, se o brasileiro médio perder a crença de que a situação pode melhorar e diminuir demais o consumo, a coisa fica feia. Lula não está errado em sua metáfora. Pode ter exagerado, chegado ao “baixo calão” de que tanto falaram integrantes da oposição, mas não ultrapassou o bom senso.

A impressão que dá é de que, diante de uma popularidade que continua crescendo a despeito da crise econômica, os adversários recorrem às críticas e reclamações de sempre. Não funciona. Lula sabe fazer algo que seus antecessores não souberam, e que estranhamento sempre é visto como populismo: ele sabe conversar com as pessoas.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em O Opinioso comenta

2 Respostas para “Marcelinho, o Opinioso, comenta: Presidente boca suja

  1. Mas presidente bom mesmo era o Fernando Henrique! (Comentário a la minha mãe! hahaha)

    Eu gosto das metáforas do Lula, elas são divertidas… Na verdade o Lula é um presidente bem humorado!

    Se figuras públicas não podem ter bom humor eu devia ser a mais conhecida de todas! (Já que você sempre fala q eu tô de mau humor! Mimimimimi)

    ^^

  2. Bom, existe hora e lugar para tal tipo de vocabulário. Não que seja proibido que um indivíduo público os use, mas saber usar com moderação.

    Mas um pouco de opinião externa: Um francês que conheci lá no Rio disse que gosta do trabalho do Lula, que apesar de no Brasil ainda haver corrupção, ele tem feito um bom trabalho para resolver os problemas do país.

    Acho que a imagem do Lula é mais “feia” aqui dentro do Brasil do que de fora, lá eles só querem saber o que o presidente está fazendo, e não como ele diz que está fazendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s