Marcelinho, o Opinioso, comenta: Pneus de Chuva

O problema foi a tração do carro. É claro que foi isso, só poder ser. Ele estava com pneu para chuva, fez uma aposta e acabou ficando sem força para não ser ultrapassado. Quem ainda não se localizou, esclareço: tivemos este domingo o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Última corrida da temporada, com campeão indefinido até o final da última volta, quando o inglês Lewis Hamilton foi ultrapassado por Vettel (guarde esse nome), mas ambos conseguiram ultrapassar o desconhecido alemão Timo Glock. Com isso, Hamilton, que liderava o campeonato, conseguiu a quinta colocação e ficou um ponto à frente do brasileiro Felipe Massa na contagem final, apesar da vitória do nosso compatriota na corrida.

Minha primeira curiosidade e estranheza sobre o assunto é o de sempre: em quinze minutos metade do país se transformou em expert em automobilismo. Teve gente me dando garantias de que o problema foi o Glock ter continuado usando motor para pista seca apesar de chuva, o que quer que isso signifique. O Brasil tem dessas coisas, até mesmo em temas espinhosos como performance de carros de Fórmula 1. A gente acompanha a corrida até o final, palpitando e comentando os resultados. E isso porque a maioria do pessoal só se preocupava com futebol até a hora da corrida.

Em geral, para tanta comoção basta ter brasileiro envolvido. Nesse caso tínhamos um que se qualificara para partir em primeiro lugar, com chances reais (apesar de pequenas) de vitória na corrida e no campeonato. Isso foi suficiente para transformar tudo em uma espécie de mini final de Copa do Mundo. Tanto que no curto intervalo de tempo em que Hamilton ficou na sexta posição, o que dava o título a Massa, cheguei a ouvir gritos que pareciam de gol. Juro.

A gente quer o brasileiro ganhando o campeonato. De qualquer jeito. Chegamos ao cúmulo de ensaiar na internet uma campanha pedindo que o saudoso Rubens Barrichello arrebente com o carro de Hamilton tão logo ele tenha uma chance – “Bate nele, Rubinho!”. O argumento é de que seria a maior realização do piloto em sua carreira. Maldade. Rubinho tem seus méritos, afinal nem todo mundo tem a paciência para continuar insistindo em correr em uma equipe horrível e sem ganhar um mísero GP. Rubinho tem mais culhões do que muitos de nós.

Também acho engraçado o fato de que, quando perdemos, temos a mania de inventar qualquer motivo para a derrota que não a simples e pura competência superior do adversário. No futebol, normalmente é culpa do juiz, seja por incompetência do rapaz ou, o mais comum, por má-fé. Nosso árbitros são todos pobres corruptos, que sugam os recursos de cartolas inescrupulosos e deixam nossas caixinhas menos surpreendentes e mais previsíveis.

O raciocínio no automobilismo acaba sendo o mesmo. E aí, esquecemos a escolha ruim da equipe, a inexperiência do piloto, e acabamos presumindo que uma mala com muitos dólares está neste momento sobre a cama de um piloto alemão do qual nunca havíamos sequer ouvido falar. É quando a nossa fúria só é aplacada com um grito de rancor que parte do amâgo e explode com eco: Bate no Glock, Rubinho!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em O Opinioso comenta

2 Respostas para “Marcelinho, o Opinioso, comenta: Pneus de Chuva

  1. De uma forma bem bizarra isso mostra que os brasileiros até que são patriotas! Claro que não como o Mel Gibson no filme O Patriota, mas já é um começo… Que provavelmente nunca irá evoluir…. Sabe como é, né?! Política de pão e circo!

  2. Rapaz.. o Brasil é o país de todos os esportes. Quando o Guga tava em Alta.. a moda era o tenis. Quando tem final da liga mundial de volei, o Volei é que manda, mas ninguem nunca esquece o futebol por causa disso.

    Essa coisa da F1 lançaram até a campanha de Boicote à Ferrari, incitando-nos a não comprar carros da montadora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s